BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Cromoterapia

                                                                                                                                               color-455365_960_720                                                                                                                                                             – O que é Cromoterapia?

É uma terapia alternativa reconhecida pela OMS, porem ainda não aceita pela comunidade científica. O tratamento consiste na utilização de cores para o auxilio na cura de doenças, harmonizando e equilibrando o corpo físico e emocional da pessoa.

 

– Quando Surgiu:

Não se pode precisar exatamente seu nascimento, mas muitas civilizações antigas fizeram o uso das cores, tais como a China, Grécia, Índia e Egito. Nas épocas antigas poucos eram os recursos que se dispunha para tratar as pessoas, por isso o uso da luz foi a terapêutica muito usada para amenizar o sofrimento e a dor.

Para Aristóteles a luz branca vindo do sol ao atravessar um objeto tem sua intensidade reduzida indo até vários matizes, podendo chegar ao preto.

Para Newton a luz do sol era a única pura e os objetos eram os responsáveis por distorcer a pureza dessa mesma luz.

Para Leonardo da Vinci as cores eram composições dos objetos. A primeira de todas as cores era o branco e o preto a ausência de cor.

Para Goeth a cor não teria uma única causa à luz que reflete, mas estaria relacionada diretamente aos órgãos de percepção sensorial do indivíduo. Ele acreditava que todas as formas da natureza se revelam, separando e fundindo, neutralizando e intensificando, e, quando se misturam a nossa percepção, forma-se então a tonalidade do objeto.

 -Como as cores agem em nosso organismo:

– O uso das cores tem um efeito significativo sob o sistema nervoso. Depois que captamos os estímulos produzidos pelas diversas cores, eles produzem rerações bioquímicas diversas, resultando em várias sensações físicas e psíquicas. Cada tipo de cor carrega um tipo de energia fundamentalmente importante para o nosso corpo.

– Método de aplicação:

– Normalmente é utilizado um bastão com bocal para adaptação de uma lâmpada com a respectiva cor. A lâmpada utilizada deve ter baixa potencia, em torno de 25 Watts e ser colocada a uma distancia aproximado de 05 cm da pele, por um período aproximado de 5 minutos por exposição de cor. O tempo de duração do tratamento pode variar em função da necessidade da pessoa e até o desaparecimento dos sintomas.

– As cores e os Chakras:

As cores do espectro estão relacionadas as sete centros energéticos principais.  Através do uso da cromoterapia é possível equilibrar e harmonizar esses chakras melhorando o fluxo de energia que circula por nosso corpo.

A energia circula a nível espiritual e deve estar desobstruída para que nosso organismo funcione corretamente.

7_main_chackra.svg
CORONÁRIO ———-Violeta
FRONTAL ————–Índigo
LARÍNGEO ———— Azul
CARDÍACO ———— Verde
PLEXO SOLAR——– Amarelo
UMBILICAL ———– Laranja
BÁSICO —————-Vermelho

 

-Significado de algumas cores:

A cromoterapia divide as cores em diversos grupos e subgrupos.

Cromoterapia

 Vermelho: É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade. Pode despertar a sexualidade e erotismo.  Área de atuação: ativa a circulação e estimula o sistema nervoso. O vermelho está ligado ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral.

Laranja: É uma cor alegre e antidepressiva. Área de atuação: rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo. Pode elevar a pressão sanguínea. Corresponde ao chakra umbilical, que comanda as ações relacionadas com o sexo. Influencia o processo de tomar decisões.

Amarelo: É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distração e perda do foco. Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão. Área de atuação: olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos. Está ligada ao chakra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.

Verde: É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. Área de atuação: problemas cardíacos, dores de cabeça, insônias, etc. É uma cor referente ao chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório.

Azul: É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. Área de atuação: baixa a pressão arterial, tem função analgésica . Corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal.

Índigo: É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão. Área de atuação: purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante. É representada pelo chakra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso.

Rosa – traz afeto, amor e união. Ajuda particularmente no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Violeta: É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a autoestima. Área de atuação: acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infecções e inflamações. O chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.

Branco: União de todas as cores para energizar todo o corpo.

-Informação:

 – Existem doenças fundamentalmente incuráveis e seria ilusão crer que o tratamento por Cromoterapia livraria todas as pessoas com enfermidades. Muitas moléstias, como todas as misérias humanas, são expiações do presente ou do passado, ou provas para o futuro.

– O tratamento alternativo, como no caso da Cromoterapia, não substitui a medicina comum (alopatia) nem se compromete a cura integral da pessoa. A verdadeira cura, na visão espiritualista, nasce na raiz da transformação do Ser, ou seja, no seu Espírito; equivalendo a dizer que na grande maioria dos casos, somente uma transformação moral do indivíduo, ajustando-se aos determinismos estabelecidos pelas leis eternas do Criador, poderá reunir uma perfeita interação de seu corpo, mente e espírito capazes de atingir a totalidade da cura por Ele pretendida.

–*–

Por: Júlio Nunes

Check Also

A etica no coaching

A Ética no Coaching

bem vindos1

Bem- Vindos ao Energia Espiritual

ondas

Ondas da Criação

Ondas são partículas pertinentes, E a todos os cantos elaboram; Formando estruturas condizentes, Que todos ...

Prana

Sobre o Reiki

Reiki é um método de cura energética que atravessa os níveis físicos; chegando ao mental, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *