BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Textos Diversos / Outros / Fé ou Razão

Fé ou Razão

religião e fé

Toda forma de religião e crença pode ser conhecimento e razão, desde que usemos o pensamento emotivo do discernimento na analise. O conhecimento não é tudo, a fé é seu alicerce, e a renovação interior é a chama que aquece essa mesma fé para alavancar novos rumos de inteligência espiritual. Muito pouco nós podemos conquistar com a fé que vira obsessão e fanatismo cego; melhor seria: debater, discutir e aprimorar, do que sermos obrigados a aceitar o que alguém escreveu, impôs ou falou, simplesmente para continuarmos com essa fé.

Não pode existir apenas uma, nem muitas verdades, mas incontáveis verdades que ainda não descobrimos. Para os que acreditam tudo saber e não permitem que lhes retruquem a fé, nada podem garantir, já que assim, pararam de questionar. Toda fé, com certa lógica de pensamento, só nos faz melhorar ainda mais essa mesma fé, porque soma às condições existentes, novos aperfeiçoamentos.

Quando alguém cria, surge sempre outro que revisa e melhora, acrescentando um novo conceito a essa ideia. Quantos homens que pela fé, induziram multidões a aceitar seus pontos de vista, e depois esse mesmo pensamento foi questionado por outro até que fossem melhorado ou adaptado? Vejam a ciência, que acredita ser puro conhecimento de experimentação, nasceu de uma crença que seria possível construir determinada coisa; quando descobrimos a roda, não imaginávamos que pudéssemos também voar, quanto mais ir à lua. A fé e o conhecimento nos trouxeram até aqui e nos levarão muito mais longe, isso é lógica, razão e emoção também.

Deveríamos unir religião e também disciplinas em prol de novos conhecimentos; assim, caminharíamos mais rápido se a ciência e a espiritualidade derem as mãos, bastando, para isso, o homem deixar de ser orgulhoso e tradicional, para querer quebrar paradigmas. A física e a química melhor se aplicariam se andassem unidas aos estudos dos fenômenos paranormais; a medicina tradicional ficaria mais forte com a acupuntura e a homeopatia, e assim por diante.

Tudo nos é permitido por Deus. O homem é uma constante evolução. As leis naturais existem para serem melhor compreendidas, então, por que não nos permitirmos melhorar nossa fé pelo conhecimento? Até as leis morais, que não devem ser quebradas, aumentam mais de padrão no homem que tem fé e conhecimento, do que naquele possuidor de uma, ou outra coisa só.

Não é prudente acreditar, por exemplo, que grandes obras espirituais, como a Bíblia, o Alcorão e o livro dos Espíritos, sejam a indicação máxima da total verdade e que nada há para aprender ou ajustar; que somente em seus escritos encontramos a plena verdade para a salvação do homem, quando praticamos nesse ou naquele, a nossa fé cega.

É preciso debater para aprimorar os ensinamentos da fé, já que nosso conhecimento, não é o mesmo de antes. Aqueles que falaram e escreveram de determinada forma, certamente, se fosse hoje, fariam ainda melhor, pois dominariam outras formas de conhecimento. Existe fé e há razão em várias crenças e religiões, basta avaliar com o coração e discernir com inteligencia, sem temer ofender os mais fervorosos entusiastas religiosos e os mais lógicos cientistas contemporâneos.

–*–

 Por: Júlio Nunes

Check Also

Natal- vela

Pedido de Natal

Jesus, quero honrá-lo no aniversário de Sua passagem na terra. Hoje abri a carteira e ...

compreensão

Compreensão

Que tipo de compreensão, podemos ter? Não devemos compreender a nós mesmos, antes de tudo? ...

corrupção

Falência moral na sociedade

            Estamos vivenciando dias dos mais desastrosos para o nosso ...

evolution spirit

Evolução do Espírito

Como é lenta a caminhada do espírito! Somos fracos quando pensamos como a multidão, que prefere ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *