BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Coaching / Textos de Coaching / Emoção e Foco as chaves do sucesso

Emoção e Foco as chaves do sucesso

emoção e foco

Você já parou pra pensar que os resultados poderiam ter sido outros se  tivesse  colocado mais emoção e foco na realização de um projeto que você tanto queria? Infelizmente isso acontece com muitas pessoas.

Segundo pesquisas na área da neurociência, há uma constante disputa dos circuitos cerebrais pela sobrecarga de  informação que recebemos no dia a dia e o nosso esforço em manter o foco naquilo que queremos. Os circuitos do nosso cérebro agem entrelaçados na questão do foco e da emoção. O cérebro direciona nossa atenção, guiado pelas emoções, por isso, a mente que controla melhor sua emoção consegue gerenciar melhor sua atenção.

Quase tudo que fazemos necessita, pelo menos, um pouco de atenção, a exceção de atos involuntários, como a respiração, os batimentos cardíacos, o fechar as pálpebras, etc. Acredita-se que na formação da espécie humana, de tantas repetições, eles ficaram automatizados, ao ponto de não precisarmos pensar para que aconteçam.

Partindo desse pressuposto é fácil perceber que o método e a repetição são ferramentas indispensáveis para se realizar bem determinada tarefa. De tanto você repetir, seu inconsciente fará por você sem necessidade de foco para agir. O instinto é fiel; atua por nós sem precisar de monitoramento.

Mas quando se trata de fazer algo novo, que não se tem experiência, precisamos da emoção para acertar o foco necessário e obter os melhores resultados. Isso quer dizer que devemos gostar de algo para realiza-lo bem. Sem essa carga de paixão e sentimentos, de quem acredita naquilo que está buscando; sem saber do valor que isso representa e sem a esperança nos resultados desejados, seremos como autômatos, agindo apenas para conclusão de uma tarefa, dando a ela pouca importância e consequentemente não obtendo o que se esperava.

Se você está envolvido em algo, que precisa ficar perfeito coloque mais emoção e foco; aprenda a gostar do que está fazendo. Evite ao máximo a dispersão em assuntos que só lhe atrapalhariam. Desenvolva o senso de urgência, separando aquilo que seria um obstáculo no caminho da conclusão de seu projeto.

É evidente que só o foco e a emoção não resolvem tudo, também é preciso habilidade, método, perseverança para se chegar à perfeição. A emoção carregada pelo desejo de realização é capaz de produzir a energia da atenção e foco que precisamos. Emoção e foco, duas chaves que abrem muitas portas de sucesso.

–*–

 Por: Júlio Nunes ( Publicado originalmente em www.julionunes.com.br)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *